A previsão é de que as doses estejam prontas na quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação
Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (23).
As vacinas serão encaminhadas para Bio-Manguinhos/Fiocruz, onde vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.
Enquanto negocia a chegada das doses prontas, a Fiocruz trabalha na produção local das vacinas. Segundo o acordo com a farmacêutica anglo-sueca, a Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses de vacinas até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado.
A primeira remessa desse insumo já chegou ao Bio-Manguinhos e o primeiro lote de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março.
Os dois primeiros lotes estarão liberados internamente nos próximos dias, segundo a fundação. Os lotes são destinados a testes para o estabelecimento dos parâmetros de produção.