O Dia Internacional de Combate a Homofobia é uma data marcada pela mudança no Catálogo de Código Internacional de Doenças (CID), deixando de classificar a Homossexualidade como um distúrbio mental. A data serve para reflexão e combate a LGBTfobia.
Foto: Reprodução/Freepik
O dia 17 de maio é uma data de conquista para nós LGBTs. Desde 1990 a Organização Mundial da Saúde retirou do seu Catálogo de Código Internacional de Doenças (CID) a homossexualidade. Tratando-a como um traço de personalidade e não um distúrbio da mente.
Com essa decisão da OMS, países e sociedade, abriram mais as suas portas para combater a LGBTfobia. Políticas públicas foram criadas para conscientizar e combater o preconceito em todo o mundo. Marcas incluíram anualmente a data em seu calendário para conscientizar seus clientes a respeito. Pessoas e comunidades se movimentam diariamente contra crimes ocorridos a LGBTs.
Os LGBTs são perseguidos há séculos, tratados como escória, transtornados, viciados. Lembremos que a data não é uma comemoração, mas sim de conscientização e luta contra toda a forma de preconceito existente em nosso país e no mundo.
Para nós, é difícil e cansativo diariamente lidar com comentários preconceituosos, brincadeiras e xingamentos. Ter voz e coragem para se defender não é fácil, já que sozinho, não somos tão fortes. É preciso que nos juntemos para criar redes de apoio e de luta. Conheça LGBTs e lute pela sua existência.
Canais de Atendimento contra a LGBTfobia:
new.safernet.org.br/denuncie
www.todxs.org/
Disque 190 — Polícia Militar
Disque 100 — Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos