Segunda, 02 de agosto de 2021
(11) 91135-9081
Especiais

17/05/2021 às 17h01 - atualizada em 17/05/2021 às 17h11

169 visualizações

Kaio Ignácio

Cajamar / SP

Entenda por que hoje é o dia internacional contra a LGBTfobia
O Dia Internacional de Combate a Homofobia é uma data marcada pela mudança no Catálogo de Código Internacional de Doenças (CID), deixando de classificar a Homossexualidade como um distúrbio mental. A data serve para reflexão e combate a LGBTfobia.
Entenda por que hoje é o dia internacional contra a LGBTfobia
Foto: Reprodução/Freepik
O dia 17 de maio é uma data de conquista para nós LGBTs. Desde 1990 a Organização Mundial da Saúde retirou do seu Catálogo de Código Internacional de Doenças (CID) a homossexualidade. Tratando-a como um traço de personalidade e não um distúrbio da mente.

Com essa decisão da OMS, países e sociedade, abriram mais as suas portas para combater a LGBTfobia. Políticas públicas foram criadas para conscientizar e combater o preconceito em todo o mundo. Marcas incluíram anualmente a data em seu calendário para conscientizar seus clientes a respeito. Pessoas e comunidades se movimentam diariamente contra crimes ocorridos a LGBTs.

Os LGBTs são perseguidos há séculos, tratados como escória, transtornados, viciados. Lembremos que a data não é uma comemoração, mas sim de conscientização e luta contra toda a forma de preconceito existente em nosso país e no mundo.

Para nós, é difícil e cansativo diariamente lidar com comentários preconceituosos, brincadeiras e xingamentos. Ter voz e coragem para se defender não é fácil, já que sozinho, não somos tão fortes. É preciso que nos juntemos para criar redes de apoio e de luta. Conheça LGBTs e lute pela sua existência.

Canais de Atendimento contra a LGBTfobia:

new.safernet.org.br/denuncie

www.todxs.org/

Disque 190 — Polícia Militar

Disque 100 — Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos


Deixe seu Comentário
Veja também
LGBTs Presente

LGBTs Presente

Blog/coluna A coluna foi criada no dia 17 de maio de 2021 em reverência ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, trazendo assuntos de interesse e relevância para a comunidade.
Facebook
© Copyright 2021 - Tribuna Notícia