Sexta, 24 de setembro de 2021
(11) 91135-9081
Especiais

28/06/2021 às 17h14

155 visualizações

Kaio Ignácio

Cajamar / SP

Hoje é dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e você sabe por quê?
No Mês do Orgulho LGBTQIA+, o comunicólogo Kaio Ignácio nos fala sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, qual sua história e o porquê dessa manifestação.
Hoje é dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e você sabe por quê?
Foto: Divulgação
No dia 28 de junho de 1969 aconteceu a Rebelião de Stonewall, em resumo, num bar em Nova Iorque intitulado de Bar Stonewall Inn, deu início a uma manifestação que durou por seis dias. Essa manifestação partiu contra a opressão e batidas policias ocorridas frequentemente contra a população LGBTQIA+. Gays, Lésbicas, Transexuais e Drag Queens se revoltaram contra tal ação, e ao invés de recuar, se colocaram a frente, deram as caras e lutaram contra toda a opressão.

Após as manifestações, começaram a surgir vários movimentos em prol da causa, exigindo o primeiro de tudo, respeito. No ano seguinte, em 28 de junho de 1970 surgiu o Dia da Libertação Gay, conhecido também como a Primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+.

A luta da comunidade LGBTQIA+ é de suma importância quando se lida diariamente com violência de todos os lados contra nós, corpos fortes dentro de uma sociedade ainda preconceituosa. Por isso, trago alguns dados brasileiros comprovando o nosso país como o que mais mata LGBTs:

Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA): Divulgou em maio deste ano que o Brasil ocupa o primeiro lugar, nas Américas, em homicídio contra LGBTs e líder em assassinatos contra pessoas trans.

Grupo Gay da Bahia (GGB): A cada 19 horas uma pessoa LGBTQIA+ é assassinada no país.

Rede Trans Brasil: Informou em maio de 2021 que a cada 26 horas, aproximadamente, uma pessoa trans é morta no Brasil e que a média de vida dessas pessoas são de 35 anos.

Essas pesquisas só comprovam o que os noticiários quase sempre não mostram, que nós LGBTs somos mortos diariamente pelos becos das grandes cidades e bares dos interiores. E nós brasileiros, vivendo num governo violento, precisamos diariamente de mais atenção e luta contra um presidente e seus apoiadores que estão contra nós.



Deixe seu Comentário
Veja também
LGBTs Presente

LGBTs Presente

Blog/coluna A coluna foi criada no dia 17 de maio de 2021 em reverência ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, trazendo assuntos de interesse e relevância para a comunidade.
Facebook
© Copyright 2021 - Tribuna Notícia