Sábado, 20 de abril de 2024
(11) 91135-9081
Educação

15/09/2021 às 17h03 - atualizada em 15/09/2021 às 17h53

164.559 visualizações

Redação

Cajamar / SP

Alunos de projeto social de Várzea Paulista alcançam notas máximas na redação do Enem
O projeto ‘Cursinho para Todos’ foi criado em 2017, e mesmo diante da pandemia, quando todo contato ficou online, os limites físicos foram derrubados, e o apoio chegou a estudantes da cidade que se destacaram no Enem.
 Alunos de projeto social de Várzea Paulista alcançam notas máximas na redação do Enem
Luiza Vitória; Gustavo Morais; Mariana Luchetti; Marcos Paulos e César Ayres foram beneficiados pelo projeto ‘Cursinho para Todos’ – Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal
‘Quebrando Padrões da Desigualdade Através da Educação’, foi com esse lema em mente que o enfermeiro Matheus Sene e a professora e psicopedagoga Cibele Melo, idealizaram o projeto ‘Cursinho para Todos’, que tem como objetivo orientar alunos de Várzea Paulista sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Tudo começou em Várzea Paulista em 2017, e, de lá para cá, a ação social atendeu mais de 300 jovens. Para tornar isso possível, a iniciativa conta com um corpo de 30 voluntários compostas por um grupo coordenando e prestando ajuda nos processos administrativos, pedagógicos e nas divulgações do projeto.

E em 2020, mesmo com a pandemia do coronavírus, a dedicação de todos voluntários fizeram a diferença na vida de alguns alunos que, apesar de toda dificuldade, conseguiram tirar nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os estudantes está Luiza Vitória da Silva Dantas, de 17 anos. Ela marcou 920 pontos e irá ingressar na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no curso de Zootecnia.

“Antes dele [o Cursinho Para Todos], estava me sentindo muito desmotivada, sem algo que me fizesse sentar, estudar e ter responsabilidade. O jeito que eles são organizados e que não deixam faltar absolutamente nada, me fez sentir que mesmo com todo esse problema [pandemia] que estamos vivendo, não era para desistir de jeito nenhum”, afirma a jovem.

Luiza também destaca que o ensino à distância não foi um empecilho e, sim uma oportunidade. “Consegui entender e aprender tudo. Os professores são excelentes”.

O Cursinho Para Todos também fez parte da trajetória de Gustavo Morais de Lima, de 20 anos. Ele alcançou 820 na redação do Enem. Ele que entrou para a turma de História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deixa um recado fundamental para todos jovens que sonham em conseguir ingressar no ensino superior. “A gente enquanto moradores de periferia estamos sempre na margem e ocupar espaços, como uma universidade, é de suma importância para desestruturar um sistema que não nos quer no chão a todo momento” afirmou o estudante.

Assim como o Gustavo e a Luiza, outros jovens atingiram uma boa nota e deixaram o seu relato de como a educação fez a diferença em suas vidas como é o caso de Mariana Luchetti, de 17 anos, que estudou na Escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, em Várzea Paulista. Ela conseguiu bolsa 100% no Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e será enfermeira.

Já Marcos Paulo de Sousa Martins, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, tirou 860 na redação do Enem. Já César Ayres Ortega, de 18 anos, que está matriculado no curso de Engenharia de Produção na UniAnchieta, alcançou 960 na redação.

Ele destaca que graças à dedicação aos estudos ele também passou na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e na Mackenzie com bolsa 100% no PROUNI, e revela que por conta da distância resolveu não ingressar nestas instituições de ensino.

CONHEÇA O CURSINHO PARA TODOS

Quer saber mais sobre o projeto social? Acesse o site oficial cursinhoparatodos.com e também as redes sociais no instagram.com/cursinhoparatodos e pelo facebook.com/cursinhoparatodos/



Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia