Sexta, 19 de abril de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

17/09/2021 às 15h48

304 visualizações

Redação

Cajamar / SP

Defesa Civil alerta para risco de incêndio em razão das altas temperaturas
Ausência de chuva e calor intenso aumentam chances de ocorrência de incêndio nas matas entre sábado (18) e terça-feira (21).
Defesa Civil alerta para risco de incêndio em razão das altas temperaturas
Foto: Reprodução/SECOM/Governo do Estado de São Paulo
A Defesa Civil do Estado informa que entre sábado (18) e terça-feira (21), as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso em todo o Estado de São Paulo, com exceção do litoral, onde as previsões não indicam temperaturas elevadas para a região.

Entre as regiões com destaque para as altas temperaturas está a Grande São Paulo e também o interior, onde as máximas poderão chegar a 36ºC.

A ausência da previsão de chuvas nos próximos dias, associada ao calor intenso, manterá a umidade relativa do ar bem baixa, aumentando consideravelmente o risco de incêndios florestais, assim como temos visto nas últimas semanas no território paulista.

Segundo o órgão, as maiores concentrações de focos de incêndio em coberturas vegetais estão nas regiões metropolitana de São Paulo, centro-oeste e noroeste do Estado, sendo que, em alguns casos, devido a intensidade e rápida propagação do fogo, faz-se necessário combate por meio de aeronaves de asa-rotativa ou de asa-fixa, durando, por vezes, dias para sua extinção.



Canais para combater incêndios criminosos

A maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional, sendo as causas mais comuns: queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo; cigarros descartados acesos às margens de rodovias; soltura de balões, que além de ser crime, estudos apontam que a cada três balões postos no ar, dois caem acesos.

A Defesa Civil reforça a necessidade de conscientização de toda a população, a fim de que tais ocorrências sejam evitadas, e até mesmo denunciadas para a Polícia Militar (190) ou Disque Denúncias (181).

Caso uma pessoa se depare com algum foco de incêndio, deverá acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). Não é recomendado que uma pessoa, sem treinamento e equipamentos necessários, tente apagar o incêndio, pois ela corre o risco de se ferir durante a ação.


FONTE: SECOM/GESP

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia