Quarta, 08 de maio de 2024
(11) 91135-9081
Economia

01/10/2021 às 16h38

505 visualizações

Redação

Cajamar / SP

Aneel autoriza corte de energia por falta de pagamento a partir desta sexta
Desde abril, devido à pandemia de Covid, fornecimento de energia para famílias de baixa renda não podia ser interrompido por falta de pagamento. Enel fará programa de parcelamento em até 13 vezes e isenção de encargos.
Aneel autoriza corte de energia por falta de pagamento a partir desta sexta
Imagem: Getty Images
O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir desta sexta-feira (1º). Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Antes de efetuar o corte, a distribuidora deve encaminhar notificação “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura” ao consumidor, de acordo com as normas da Aneel. O envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias. Só depois o corte pode ser feito.

No caso de clientes de baixa renda, que agora estão sujeitos novamente à perda de energia, a Aneel sugere que eventuais atrasos sejam parcelados. A REN (Redes Energéticas Nacionais) estabelece dividir o débito no mínimo em três parcelas para esse grupo.

Em São Paulo, a Enel Brasil lança, a partir desta sexta, uma campanha de negociação de dívidas com condições especiais para clientes de baixa renda cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), com possibilidade de parcelar as contas em atraso em até 13 vezes com isenção de encargos sobre atraso e juros mensais de 1%.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia