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03/11/2025 às 15h16

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Larissa Barusso

Cajamar / SP

Ligações do ‘banco’ pedindo dados? Como identificar o golpe e denunciar
Falso banco: como golpistas usam ligações e mensagens para roubar seus dados e dinheiro
Ligações do ‘banco’ pedindo dados? Como identificar o golpe e denunciar
O golpe do falso banco é uma das táticas mais usadas por criminosos para roubar dados financeiros, a fraude acontece por telefone, SMS ou WhatsApp.

Usando call centers próprios, os golpistas telefonam ou enviam mensagens em sequência e anunciam uma suposta transação suspeita ou invasão. O objetivo é criar senso de urgência e pânico.

Em seguida, pedem dados pessoais — CPF, senha — ou orientam a vítima a transferir via PIX para uma conta "segura". Na verdade, o dinheiro vai para os golpistas. Outra tática comum é pedir o número do cartão para clonagem.

Especialistas reforçam a importância de sempre desconfiar de mensagens de bancos e manter a calma, seguindo alguns passos básicos:

1. Interrompa o contato e converse com o banco. Ao receber uma ligação ou SMS suspeito, desligue imediatamente e entre em contato com o seu banco. Procure o gerente ou informações para contato no site do banco.

2. Nunca clique em links. O banco nunca envia links por SMS ou e-mail para resolver problemas de segurança

FONTE: UOL

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