Segunda, 02 de fevereiro de 2026
(11) 91135-9081
Brasil

02/02/2026 às 09h32 - atualizada em 02/02/2026 às 10h33

12 visualizações

Larissa Barusso

Cajamar / SP

Rede estadual de SP retoma aulas para mais de 3 milhões de estudantes nesta segunda-feira
Volta às aulas inclui lançamento de escolas cívico-militares, mais cursos técnicos e reforço em português e matemática.
Rede estadual de SP retoma aulas para mais de 3 milhões de estudantes nesta segunda-feira
As aulas da rede estadual de São Paulo retornam nesta segunda-feira (2) para cerca de 3,1 milhões de estudantes. O início do ano letivo será marcado pela implantação do programa de escolas cívico-militares em 100 unidades de 89 municípios, atendendo alunos do ensino fundamental e médio. O lançamento ocorreu com atraso devido a decisões judiciais que suspenderam temporariamente a contratação de monitores policiais militares da reserva.

Esses profissionais atuarão como monitores nas escolas, com foco em segurança, disciplina, acolhimento e promoção de valores cívicos. O desempenho deles será avaliado periodicamente por diretores e alunos para verificar a adaptação ao modelo. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), as unidades participantes seguirão normalmente as diretrizes do Currículo Paulista.

Na área de educação profissional, a rede estadual deve alcançar 231 mil matrículas em cursos técnicos distribuídos em 2.212 escolas. O número de opções de cursos subiu para 11, incluindo áreas como eletrônica, ciência de dados, enfermagem, farmácia e logística, além de outras formações oferecidas em parceria com Senai e Senac. Estudantes do ensino médio técnico continuam podendo participar do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que prevê bolsas de até R$ 851,46.

Já o programa de recuperação da aprendizagem será ampliado para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com foco em português e matemática. Nos anos iniciais, a prioridade será alfabetização e letramento matemático, enquanto nos anos finais o atendimento será voltado aos estudantes com maior defasagem. A seleção dos alunos ocorre com base em avaliações como o Saresp e a Prova Paulista, e as aulas acontecem no mesmo turno regular do estudante.

Fonte: G1

FONTE: G1

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 - Tribuna Notícia