Quarta, 22 de julho de 2026
(11) 91135-9081
Brasil

22/07/2026 às 15h01

5 visualizações

Larissa Barusso

Cajamar / SP

Novos data centers no Ceará projetam consumo de energia superior ao de todas as residências do estado
Empreendimentos bilionários em Caucaia geram preocupação pelo alto consumo de energia e água, além de impactos ambientais e sociais sobre comunidades indígenas.
Novos data centers no Ceará projetam consumo de energia superior ao de todas as residências do estado
Torres de energia eólica vizinhas a casas em Venturosa (PE) Imagem: Carlos Madeiro/UOL
Dois novos projetos de data centers em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão em fase de licenciamento e preveem um consumo de energia equivalente ao de 4,5 milhões de residências, número superior aos 3,8 milhões de domicílios existentes no Ceará. As estruturas também exigirão grande volume de água para resfriamento dos equipamentos, embora utilizem tecnologia de reuso.

Os empreendimentos pertencem à Voltalia Energia e à CDV DC II S.A., ligada à Casa dos Ventos, e representam investimentos bilionários voltados à expansão da infraestrutura tecnológica no estado. Apesar disso, comunidades indígenas da etnia Anacé afirmam não terem sido consultadas e demonstram preocupação com possíveis impactos no abastecimento de água, energia e no meio ambiente.

Especialistas e entidades ambientais criticam o uso de Relatórios Ambientais Simplificados (RAS) no processo de licenciamento, alegando que o modelo reduz a exigência de estudos aprofundados e de audiências públicas. A Semace informou que os projetos seguem em análise e que poderá solicitar estudos mais complexos, caso sejam identificados impactos ambientais significativos.

Fonte: UOL

FONTE: UOL

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 - Tribuna Notícia