Sexta, 29 de março de 2024
(11) 91135-9081
Internacional

13/04/2021 às 13h46

356 visualizações

/

Covid-19: mães vacinadas produzem leite materno com anticorpos, diz estudo
Para pesquisadores, resultado sugere que anticorpos presentes no alimento podem ajudar a proteger bebês contra a Covid, mas a eficácia na proteção dos recém-nascidos depende de mais estudos. Pesquisa foi feita apenas com vacina Pfizer/BioNTech.
Covid-19: mães vacinadas produzem leite materno com anticorpos, diz estudo
Foto: shutterstock
Dois anticorpos específicos (IgA e o IgG) contra o novo coronavírus foram identificados no leite materno de mulheres que receberam a vacina contra a Covid-19, de acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (12) na revista científica americana "The Journal of the American Medical Association (JAMA)".

O estudo contou com 84 mulheres que foram vacinadas com o imunizante da Pfizer/BioNTech. Nos dados analisados, 2 tipos de anticorpos (IgA e IgG) contra o coronavírus foram encontrados no leite materno. A pesquisa foi realizada em Israel, com profissionais de saúde que estavam amamentando, de 23 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro deste ano.

Dentre as amostras colhidas na primeira semana, 61,8% apresentaram anticorpos IgA contra a Covid. Após a segunda dose da vacina, esse percentual sobe para 86,1%.

Já no caso do anticorpo IgG, os níveis das células de defesa contra a doença permaneceram baixos durante as três primeiras semanas e foram aumentando a partir da quarta semana, após a segunda dose do imunizante. Entre as semanas 5 e 6, 97% das amostras de leite materno testadas apresentaram o anticorpo.

O aumento ocorre em razão da segunda dose do imunizante estimular o corpo a produzir mais anticorpos, uma vez que a primeira ensina o organismo a reagir à infecção.

EFICÁCIA EM RECÉM-NASCIDOS

Os cientistas, liderados por Sivan Haia Perl, do Shami Medical Center, indicam que há limitações no estudo, o que não permite concluir que os bebês alimentados pelo leite materno com anticorpos estejam protegidos contra a Covid-19.

De acordo com eles, não houve "nenhum ensaio funcional" para testar a possibilidade, embora a capacidade de neutralização dos mesmos anticorpos já tenha sido mostrada em estudos anteriores.





Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia