Sábado, 20 de abril de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

07/06/2021 às 17h13

475 visualizações

/

Com baixa adesão, vacinação contra a gripe entra na terceira fase
Expectativa era chegar a 33 milhões de pessoas vacinadas, mas até o momento, somente cerca de 22,1 milhões de pessoas haviam sido imunizadas. Terceira fase da campanha começa nesta quarta-feira (9); veja o grupo prioritário.
Com baixa adesão, vacinação contra a gripe entra na terceira fase
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (9), termina a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta fase, idosos com mais de 60 anos e professores devem ser imunizados, mas a baixa adesão da população tem preocupado.

Nesta fase, a expectativa era chegar a 33 milhões de pessoas vacinadas, mas segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, apesar de mais de 58,3 milhões de doses já terem sido distribuídas aos 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal, a meta está longe de ser atingida. Em todo país, somente cerca de 22,1 milhões de pessoas haviam sido imunizadas.

A terceira e última fase da campanha começa nesta quarta (9) e abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Desta vez, os grupos prioritários são os integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Tanto gripe quanto Covid-19 são doenças que afetam o sistema respiratório, podem trazer complicações ou sequelas e até matar, portanto, a vacinação diminui os riscos à saúde. É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas porque ainda não se sabe os efeitos de administrar os dois imunizantes simultaneamente.

As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde desde o dia 12 de abril para estes públicos. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram, devem comparecer a uma das unidades de saúde para receber o imunizante.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia