Sexta, 26 de abril de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

14/06/2021 às 17h34

373 visualizações

/

Anvisa aprova extensão de prazo de validade de vacinas da Janssen
Atraso das vacinas gerou apreensão sobre a distribuição do imunizante, uma vez que sua validade inicial era em 27 de junho. Lote com 3 milhões de doses do imunizante de dose única deve chegar na quarta-feira (16).
Anvisa aprova extensão de prazo de validade de vacinas da Janssen
Foto: AP Photo/Mark Lennihan
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (14) a extensão do prazo de validade da vacina contra covid-19 da Janssen de três meses para quatro meses e meio, com os imunizantes armazenados sob temperatura de 2ºC a 8ºC. A decisão foi tomada pela diretoria colegiada do órgão, por meio de sistema deliberativo interno.

O imunizante tinha vencimento previsto para 27 de junho, mas agora estendeu até o início de agosto —passou de três para quatro meses e meio, no total. O novo prazo é válido para as doses que estejam armazenadas entre 2 e 8ºC.

Um carregamento da vacina estava previsto para chegar nesta terça-feira (15) ao Brasil, com vencimento previsto para 27 de junho, deixando menos de 15 dias para a aplicação das 3 milhões de doses.

Mais cedo nesta segunda-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que um lote com 3 milhões das 38 milhões compradas da Janssen pelo governo federal devem chegar ao Brasil na quarta-feira (16).

Com o atraso, as capitais dos estados deverão receber as doses, no máximo, entre sexta-feira e sábado, já que a pasta se compromete em fazer as distribuições em até 48 horas.

A vacina contra Covid-19 da Janssen é a única aprovada pela Anvisa que requer apenas uma dose.

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia