Quinta, 28 de março de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

03/08/2021 às 16h22

346 visualizações

/

Média móvel de mortes por Covid fica abaixo de mil pelo 3º dia seguido, aponta Fiocruz
Segundo a Fundação, a redução no número de mortes é decorrência da alta na taxa de vacinação do país.
Média móvel de mortes por Covid fica abaixo de mil pelo 3º dia seguido, aponta Fiocruz
Foto: Shutterstock
Segundo os dados da Monitoria Covid-19, que é mantido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil registrou na segunda-feira (2), manteve, pelo terceiro dia seguido, média móvel de mortes abaixo de mil.

Durante seis meses consecutivos, o país manteve o registro de mais de mil mortes diárias em decorrência da Covid-19. De janeiro de 2021 até o final de julho, o Brasil viveu o período mais letal da pandemia, com picos de média móvel ultrapassando 3 mil óbitos.

A média móvel de mortes atingiu uma porcentagem menor que mil pela primeira vez no dia 31 de julho, quando chegou em 988,86. O patamar se manteve no dia 1 de agosto com 987,14 e na última segunda-feira atingiu 960,14.

A média móvel de mortes é calculada somando as mortes confirmadas nas últimas 24 horas com as que foram registradas nos seis dias anteriores. O resultado é dividido por sete. Esse dado é observado por pesquisadores para avaliar a tendência de evolução da pandemia de forma mais clara, já que menos informações são notificadas pelas secretarias de saúde municipais e estaduais nos fins de semana e ficam represadas nos primeiros dias de semana, gerando grande oscilação nos números.

"A diferença entre a curva de novos casos e a curva de óbitos é mais um indício da nova fase da pandemia no Brasil, em que há intensa circulação do vírus, mas com menor impacto sobre as demandas de internação e sobre o número de mortes" aponta a Fiocruz.

De acordo com a Fundação, a redução no número de mortes é decorrência da alta na taxa de vacinação do país.

Apesar dos números de mortes da Covid-19 terem apresentado baixa, vale alertar que 2021 segue sendo mais letal que o ano anterior. Enquanto foram registrados seis meses consecutivos com mais de mil mortes diárias neste ano, em 2020 este número só foi ultrapassado em 55 dias espalhados entre os meses de junho e agosto.


FONTE: Agência Brasil

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia