Sexta, 29 de março de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

16/09/2021 às 17h19

265 visualizações

/

Governo de SP critica Ministério da Saúde e mantém imunização de adolescentes
Nota técnica da suspensão foi publicada na desta quarta (15) pelo Ministério da Saúde. Secretaria estadual disse que medida é equivocada, gera insegurança e que não fará alterações no Programa Estadual de Imunização.
Governo de SP critica Ministério da Saúde e mantém imunização de adolescentes
Foto: Divulgação/SECOM/GESP
O Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades no país. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo. Nota técnica da suspensão foi publicada na desta quarta (15).

Segundo a pasta, a vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente; adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

Em nota, divulgada também nesta quinta-feira, o governo de São Paulo diz lamentar a decisão do Ministério da Saúde, por dizer que ela vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países.

“Coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos é menosprezar o impacto da pandemia na vida deste público. Três a cada dez adolescentes que morreram com covid-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais”, diz a nota.

No texto, a gestão estadual ainda afirma ainda que não fará alterações no cronograma do Programa Estadual de Imunização.

Desde 18 de agosto, quando foi iniciada a vacinação de adolescentes no estado, já foram imunizadas 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público de 12 a 17 anos, segundo o governo de São Paulo.

A vacinação de adolescentes foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com o imunizante da Pfizer, que se mostrou seguro para os menores de 16 anos.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia