domingo, 28 de abril de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

20/03/2023 às 15h22

206 visualizações

Redação

Cajamar / SP

Ações intensificam o combate ao Aedes aegypti na Semana de Controle das Arboviroses
Mobilização em Cajamar acontece a partir desta segunda-feira (20) e vai até sábado.
Ações intensificam o combate ao Aedes aegypti na Semana de Controle das Arboviroses
As equipes estão priorizando visitas a pontos de riscos e imóveis em toda Cajamar, orientando moradores e comerciantes quanto às atitudes simples para evitar o acúmulo de água. Foto: SECOM
Cajamar intensificará o combate ao mosquito Aedes aegypti a partir desta segunda-feira (20) até sábado (25). As ações fazem parte da Semana de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo. O objetivo dos agentes de saúde é reduzir a infestação do mosquito transmissor e a circulação dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e contam com a parceria do Programa Municipal de Arboviroses. Entre as atividades programadas para a semana de 20 a 25 de março, haverá novas capacitações das equipes de saúde; ação cata-criadouro nos bairros do Portais e Cajamar-Centro.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Arboviroses, Cristiano dos Reis, o objetivo da semana é alertar sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya) e a importância de eliminar criadouros do inseto. “A semana concentra um esforço simultâneo de todos para reduzir os recipientes que acumulam água e, dessa forma, acabar com o mosquito. Se temos o Aedes é porque o criadouro está perto e precisa ser encontrado e eliminado, uma vez que o mosquito não costuma voar grandes distâncias”, afirma a coordenador.

Ele explica que a eliminação dos criadouros (qualquer recipiente que possa acumular água) é a forma mais eficaz de interromper o ciclo de vida do mosquito. “Ele não nasce e, consequentemente, a possibilidade da transmissão dessas doenças é reduzida. ”

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia