Imunizante teve aplicação interrompida em todo o país enquanto autoridades apuram reações adversas, incluindo duas mortes.
O Ministério da Saúde determinou a suspensão temporária da vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan após o registro de 42 casos de reações severas, incluindo dois óbitos que ainda estão sob investigação. A medida é preventiva e permanecerá em vigor enquanto os órgãos de saúde analisam os casos notificados.
Entre as ações anunciadas estão a interrupção da aplicação da vacina por estados e municípios, a manutenção dos estoques refrigerados nas redes de saúde e o reforço no monitoramento de possíveis novos eventos adversos. O Ministério da Saúde também orientou a realização de buscas ativas em municípios onde o imunizante foi aplicado.
A Anvisa notificou o Instituto Butantan e deverá reunir especialistas para conduzir uma investigação epidemiológica detalhada. Até o momento, as autoridades afirmam que ainda não é possível estabelecer uma relação direta entre a vacina e os casos graves registrados.
Pessoas que receberam a vacina nos últimos 21 dias devem ficar atentas a sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tontura, sangramentos e sinais de desidratação, procurando atendimento médico em caso de agravamento.
O Ministério da Saúde reforçou que a suspensão não afeta a vacina Qdenga, da farmacêutica Takeda, que continua disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Fonte: g1
FONTE: G1