Cybercab começa a transportar passageiros nos EUA com autonomia total, enquanto segurança, custos e promessas de Elon Musk levantam dúvidas.
A Tesla começou a operar comercialmente o Cybercab, seu novo táxi totalmente autônomo, em Austin, no Texas. O veículo chama atenção por não ter volante, pedais ou retrovisores e transportar apenas dois passageiros. Inicialmente, apenas 45 unidades estão autorizadas a circular.
A proposta da empresa é produzir o carro em larga escala, com preço inferior a US$ 30 mil e custo operacional estimado em apenas US$ 0,20 por milha. Para reduzir os custos, o Cybercab utiliza oito câmeras e inteligência artificial, sem sensores LIDAR ou radares.
Porém, a novidade já enfrenta questionamentos. A agência americana de segurança viária, NHTSA, abriu uma auditoria para analisar a certificação e a segurança do veículo. Especialistas também colocam em dúvida a capacidade da Tesla de cumprir as ambiciosas metas de produção e expansão anunciadas por Elon Musk, especialmente diante do histórico de promessas não concretizadas da empresa.
Fonte: UOL