Segunda, 20 de maio de 2024
(11) 91135-9081
Política

09/04/2021 às 16h44 - atualizada em 14/04/2021 às 10h29

763 visualizações

/

Ministro do STF determina abertura da CPI da pandemia
Na decisão, o ministro Luís Roberto Barroso cita o agravamento da pandemia de Covid como um dos argumentos que justificariam a instalação da CPI. Senado irá instalar comissão para inquérito sobre gestão federal na pandemia.
Ministro do STF determina abertura da CPI da pandemia
Foto: CARLOS MOURA/DIVUGAÇÃO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Senado abra a CPI da covid-19. As investigações devem apurar se houve alguma omissão do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Barroso concedeu liminar em mandado de segurança apresentado no mês passado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania - SE) e Jorge Kajuru (Cidadania - GO) e liberou o tema para julgamento colegiado imediatamente no plenário virtual do STF.

Ele acatou o pedido dos senadores da oposição para obrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a instalar a comissão. Pacheco disse que vai acatar a decisão.

Na decisão, Barroso cita o agravamento da pandemia de Covid como um dos argumentos que justificariam a instalação da CPI.

"Além da plausibilidade jurídica da pretensão dos impetrantes, o perigo da demora está demonstrado em razão da urgência na apuração de fatos que podem ter agravado os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. É relevante destacar que, como reconhece a própria autoridade impetrada, a crise sanitária em questão se encontra, atualmente, em seu pior momento, batendo lamentáveis recordes de mortes diárias e de casos de infecção", descreve Barroso.

O que a CPI da Covid vai investigar?

Segundo o pedido apresentado por Randolfe Rodrigues, o objetivo é "purar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados".

Portanto, inicialmente o foco é o governo federal, tendo como ponto de partida os casos de falta de oxigênio registrados em Manaus em janeiro deste ano, quando a proposta foi elaborada e a coleta de assinaturas começou.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia