Quarta, 19 de janeiro de 2022
(11) 91135-9081
Saúde

01/12/2021 às 15h02

83 visualizações

Ana Flávia Rodrigues

Cajamar / SP

Anvisa aprova novo tratamento para HIV
Medicamento é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.
Anvisa aprova novo tratamento para HIV
A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras de HIV - Foto: Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV. Trata-se da combinação de duas substâncias – a lamivudina e o dolutegravir sódico – em um único comprimido.

Segundo a Anvisa, "a aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido". Isso porque o formato simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes.

Chamada Dovato, a medicação é de uso diário e pode ser tomada em jejum, representando um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1). Ela é destinada a adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg e sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou à Lamivudina.

De acordo com a bula aprovada pela Anvisa, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo. Além disso, o remédio promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda., que para isso apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas.




FONTE: Agência Brasil

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2022 - Tribuna Notícia