Os dados são obtidos pelo sistema Deter, que atua como ferramenta de alerta precoce para orientar ações de fiscalização de órgãos como o Ibama
Os alertas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado apresentaram queda em 2025 em comparação com 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A redução foi de cerca de 9% em ambos os biomas, embora ainda haja grandes extensões de vegetação sob pressão. As informações fazem parte do monitoramento oficial realizado pelo Inpe, vinculado ao governo federal.
Na Amazônia, a área sob alerta de desmatamento totalizou 3.817 km² em 2025, contra 4.183 km² no ano anterior, o que representa uma diminuição de aproximadamente 8,7%. Esse resultado confirma o terceiro ano consecutivo de queda nos alertas no bioma, reforçando uma tendência iniciada após o pico registrado em 2023, quando a área alertada chegou a 5.156 km². No Cerrado, os alertas alcançaram 5.369 km², também com redução anual de cerca de 9%.
Os dados são obtidos pelo sistema Deter, que atua como ferramenta de alerta precoce para orientar ações de fiscalização de órgãos como o Ibama, enquanto o cálculo oficial do desmatamento é feito pelo Prodes. Considerando Amazônia e Cerrado juntos, a perda de vegetação no período analisado somou 9.186 km², área equivalente a aproximadamente seis vezes a cidade de São Paulo.
Na Amazônia, Mato Grosso concentrou quase metade do desmatamento registrado, seguido por Pará e Amazonas, estados que, apesar dos números elevados, apresentaram redução em relação ao ano anterior.