Quinta, 28 de março de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

13/09/2021 às 11h23

272 visualizações

/

Governo de SP irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose da AstraZeneca atrasada
Poderá se vacinar só quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro. A falta do imunizante ocorre desde o início da semana e o governo de SP diz que o governo federal não entregou 1 milhão de doses.
Governo de SP irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose da AstraZeneca atrasada
Poderá se vacinar só quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro - Foto: Divulgação/SECOM/GESP
O governo de São Paulo anunciou que irá vacinar com Pfizer quem estiver com a segunda dose da Astrazeneca atrasada. Poderá se vacinar quem estiver com a dose de Astrazeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro.

A medida é para garantir o esquema vacinal completo de muitos brasileiros de São Paulo diante do apagão do Ministério da Saúde, que deixou de enviar quase 1 milhão de doses ao Estado em setembro.

A gestão afirmou que já iniciou a entrega aos municípios de 400 mil doses de Pfizer extras que chegaram nos últimos dias ao estado e serão remanejadas para a aplicação desta segunda dose. Os municípios também poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque.

A intercambialidade destas vacinas foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Na última sexta-feira (10), o governador João Doria afirmou que que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) caso não receba cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca que, segundo ele, estão em atraso e seriam destinadas para a aplicação da segunda dose no estado de São Paulo.

“O não envio destas doses pelo Ministério da Saúde descumpre uma obrigação do órgão federal em disponibilizar vacinas necessárias à imunização complementar das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina” afirmou a gestão paulista.

Brasil recebe maior remessa em um dia de vacina da Pfizer contra Covid-19

O Brasil recebeu, neste domingo (12), cerca de 5 milhões de doses de vacina da Pfizer contra o novo coronavírus no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), é o maior lote do imunizante recebido em um único dia.


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia