Sexta, 29 de março de 2024
(11) 91135-9081
Saúde

28/09/2021 às 11h12

407 visualizações

/

ButanVac é segura e tem imunogenicidade potente, apontam resultados preliminares
O dado faz parte de um estudo inicial em humanos feito na Tailândia. Vacina contra covid-19 está sendo desenvolvida em parceria envolvendo o Instituto Butantan.
ButanVac é segura e tem imunogenicidade potente, apontam resultados preliminares
Foto: Divulgação/Secom/GESP
Um estudo realizado na Tailândia demonstrou que a ButanVac, nova candidata à vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Os resultados do estudo foram divulgados em uma plataforma de pré-prints (versão prévia sem revisão de outros cientistas independentes).

De acordo com o estudo tailandês, randomizado e controlado por placebo, todas as formulações da candidata à vacina foram bem toleradas nos 210 voluntários. Ao todo, 82 homens e 128 mulheres entre 18 e 59 anos tomaram duas doses com intervalo de 28 dias. Houve efeitos adversos em menos de um terço dos participantes. Os sintomas mais frequentes foram dor e sensibilidade (mais comuns nos que receberam a maior dosagem), fadiga, cefaleia e mialgia.

A fase 1 do ensaio clínico atestou a segurança da vacina e a seleção da dosagem que desperta a melhor resposta no organismo. Os cientistas constataram uma resposta imunológica marcante duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina.

Com base nos resultados do estudo, as formulações de 3 µg e 3 µg mais adjuvante foram selecionadas para serem avaliadas na próxima etapa do ensaio clínico, a fase 2.

No Brasil

O estudo clínico do imunizante será realizado em duas etapas. Na primeira, participam pessoas não vacinadas e que não tiveram contato com o vírus da Covid-19. Na segunda, todos com 18 anos ou mais poderão colaborar, mesmo que já tenham sido imunizados ou infectados.

Caso a vacina se comprove eficaz, o Butantan deverá produzir 100% do imunizante em sua própria infraestrutura. Os testes brasileiros são realizados em Ribeirão Preto (SP), Guaxupé (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG).


Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia